Páginas

[Fechar]
Create your own banner at mybannermaker.com!
Click em cima para acessar!

CONHEÇA O CEBI NACIONAL

Áreas de atuação
Estudo
Devolver a palavra
Em nível local, o CEBI desenvolve uma série de atividades com lideranças populares, agentes de pastoral e assessores/as. São encontros de fim de semana, estudos bíblicos e escolas bíblicas. Nessas atividades, destaca-se um número infindo de grupos de base que se reúnem para refletir sobre a Palavra de Deus em círculos bíblicos. Essas atividades localizadas são o CEBI na base; elas foram e são a motivação inspiradora de nossa existência.
Já em nível estadual, realizam-se encontros maiores: escolas bíblicas, semanas de atualização e reciclagem para pessoas que atuam na assessoria bíblica em suas comunidades.
Há também atividades formativas nos pólos regionais: seminários de aprofundamento para assessores/as, cursos de formação de assessores/as, mais intensivos e prolongados.
Em nível nacional, realiza-se anualmente um seminário temático. A cada dois anos, acontece um Curso de Capacitação de Assessores/as, com duração de um mês, visando sobretudo à metodologia. Para atender sobretudo as necessidades de pessoas leigas, existe o Curso Extensivo de Formação de Assessores/as em Bíblia. Esse curso tem a duração de quatro a cinco anos, dependendo da caminhada de cada grupo, pois o estudo é realizado em sua própria realidade.
Cidadania
• Vida e dignidade
Buscar o fortalecimento da cidadania é uma constante no trabalho do CEBI. Cidadãs e cidadãos comprometidos com a luta por mais vida e dignidade são um dos frutos da leitura bíblica junto às comunidades populares.
Partindo da realidade dos excluídos, a metodologia do CEBI vai além do estudo bíblico. Ela gera uma mística que leva a uma prática não-violenta que tem sua fonte alimentadora na luta por uma sociedade de partilha, solidariedade e respeito a todas as formas de vida. Esse processo é vivenciado como um mergulho no grande mistério que são a vida e a divindade.
Gênero
• Reciprocidade e parceria
O texto bíblico é marcado pelo patriarcalismo, seja na sua origem, seja na tradição interpretativa das nossas igrejas. A leitura feminista da Bíblia presente na caminhada do CEBI quer desconstruir, renomear e reconstruir a memória esquecida das mulheres. Quer libertar o texto do patriarcalismo que marca as relações interpessoais e sociais, as relações com o mundo e o transcendente. Muitas mulheres têm investido na pesquisa bíblica, abordando especificamente essa temática. Em todos os níveis de trabalho do CEBI, tem havido reflexões, em encontros e estudos em praticamente todos os Estados e Regiões, sobre o papel e a relação entre homens e mulheres na Bíblia e na sociedade.
Em nível nacional, o Programa de Formação promove, a cada dois anos, a realização de um encontro de assessoras. Em 2001, realizou-se o primeiro encontro de Capacitação de Leitura de Gênero e Hermenêutica Feminista.
Ecumenismo
• A vida é maior que as religiões
Desde o surgimento, estava claro que a caminhada do CEBI precisava ser ecumênica, mesmo porque a defesa da vida e as necessidades básicas ultrapassam as fronteiras religiosas. Por isso, está se fazendo um enorme esforço para que a perspectiva da leitura e a espiritualidade ecumênica estimuladas pelo CEBI cheguem sempre mais às pessoas das diversas denominações cristãs. Importante para o CEBI é que cresça mais o ecumenismo a partir da base, despertando o potencial ético e de defesa da vida, presente em todas as comunidades religiosas.
Entendemos que o Ecumenismo não somente está nas relações entre igrejas, mas também na atitude de radical abertura ao diferente assumida como caminho para a unidade e testemunho à beleza que salvarão a humanidade e o cosmos.
Espiritualidade
• Beber na fonte da vida
Desde as origens, a Palavra de Deus, vislumbrada na realidade e no texto, foi fonte de água viva, água que jorra e mata a sede em tempos de desânimo, água que alimenta a esperança, água que sustenta a luta e a resistência. Os círculos bíblicos, os encontros, os cursos e seminários são permeados de profunda mística. Essa se desvela no jeito de celebrar, na amizade, na acolhida, na solidariedade e no compromisso com a vida.
A equipe de espiritualidade empenha suas forças para manter viva essa fonte. Esses esforços, podemos apreciá-los de forma especial no Cancioneiro e no CD que o acompanha e em várias publicações.
Ecologia
• Terra, água, fogo
A promoção da vida passa pelo equilíbrio ecológico. A dimensão da ecologia já se faz ver e sentir em inúmeros movimentos sociais e populares onde o CEBI atua. Ela estará presente, de modo marcante, nos próximos anos, com publicações, encontros e seminários abordando especificamente essa temática. Essa atenção específica nos preparará para o tema de estudo da próxima Assembléia Nacional do CEBI - "Bíblia e Ecologia" - que acontecerá em novembro de 2002. Estudos e subsídios sobre "Terra, Água e Fogo" serão temas abordados no próximo triênio para que nos imbuamos da urgência de transformar nossa relação com a "oikos", a casa que nos acolhe.
Intercâmbio
• Articulação e parceria
Com mais de duas décadas de caminhada, a leitura popular da Bíblia do CEBI vem ultrapassando as fronteiras do país. Naturalmente, a entidade foi estabelecendo vínculos institucionais com diferentes organismos através de cursos, seminários e encontros diversos. Hoje, existem parcerias na América Latina, Caribe, África e Europa.
O CEBI está articulado institucionalmente com o Fórum Sul de Organizações Não-Governamentais, Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG), Compartir Ecumênico de Recursos (CER), Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (CELADEC), Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Rede Ecumênica Bíblica Latino-Americana e Caribenha (REBILAC), Rede Latino-Americana e Caribenha de Organismos Ecumênicos (REDLAC), Rede Ecumênica de Centros Leigos do Cone Sul e Federação Bíblica Católica (FEBIC).
Na Europa, sobretudo Alemanha e Itália, foram assessorados vários seminários e encontros, objetivando a formação de multiplicadores da Leitura Popular da Bíblia. A partir desses multiplicadores, estão surgindo grupos que, através da metodologia do CEBI, redescobrem que a Palavra de Deus é fonte de mística para o empenho no social. Anualmente, alguém do CEBI visita esses grupos, e algumas pessoas desses países participam de nossas atividades aqui no Brasil.
Aos poucos, está se intensificando uma relação de aproximação com as experiências africanas de leitura popular da Bíblia.
Educação popular
• Uma grande universidade
O CEBI é, de fato, uma grande universidade popular. Anima e interliga uma grande rede de formação cristã e da educação popular, envolvendo diretamente mais de 10 mil grupos de reflexão, círculos bíblicos, cursos de finais de semana, escolas bíblicas que duram várias semanas, cursos de capacitação com um mês de duração, cursos intensivos de seis meses e cursos extensivos que duram vários anos. Além disso, o CEBI mantém um Curso de Bíblia por Correspondência, envolvendo milhares de pessoas, e um Curso de Formação de Assessores e Assessoras Bíblicos em nível de pós-graduação.
A caminhada
O CEBI e sua atuação: Os resultados
Hoje, o CEBI atinge milhares de grupos e comunidades, ajudando o povo a reapropriar-se da Bíblia, encontrando nela luz, ânimo e esperança para resistir às dificuldades e lutar por uma vida mais digna. Como vimos, o CEBI está presente em associações de moradores, movimentos populares de saúde, de mulheres, indígenas, pessoas negras, marginalizadas, doentes, desempregadas, agricultoras e agricultores, sem-terra , sem-teto, meninos e meninas de rua, no movimento ecológico, em movimentos pelos direitos das crianças e adolescentes, em associações de professores e professoras, entre outros.

O CEBI está organizado em 25 Estados brasileiros. Através de 174 Sub-Regiões/Núcleos se faz presente em mais de 600 cidades, atingindo diretamente cerca de 80 mil lideranças populares. Convém ressaltar que mais de 90% das atividades do CEBI são assumidas por equipes voluntárias.

Como atuamos
O CEBI e sua atuação: Os resultados
• O CEBI no Brasil
Em 1998, pela primeira vez, realizamos uma pesquisa procurando quantificar mais profundamente os resultados da atuação do CEBI no Brasil. Nesse levantamento, constatamos que o CEBI está organizado em 25 estados brasileiros (em cada um, há uma coordenação). Através de 174 sub-regiões (em cada qual, existe uma coordenação), está presente em mais de 600 cidades. As atividades de formação bíblica dessas sub-regiões e seus respectivos estados atingiram diretamente mais de 80.000 pessoas (em grande parte, de lideranças populares).
• O CEBI e os Movimentos Sociais
O CEBI e o trabalho com a Bíblia ajudaram a criar mais de 100 Movimentos Populares. O CEBI participa hoje ativamente na animação e assessoria de mais de 210 grupos e movimentos sociais.
Os resultados: Além de verificar uma série de benefícios mais subjetivos (pessoas tornaram-se mais conscientes e solidárias, entidades passaram a ser mais atuantes, etc.), os movimentos obtiveram melhorias concretas na educação, na saúde, no local de moradia, na alimentação, no local de trabalho, na renda, no transporte e na segurança, perfazendo um total pouco superior a 72.000 famílias beneficiadas (considerando-se 4 pessoas por família, quase 300.000 pessoas foram diretamente beneficiadas).
Observação: é verdade que muitos desses trabalhos não são de iniciativa exclusiva do CEBI e perpassam organizações e entidades pastorais, sendo realizados em parceria e colaboração com diversas igrejas. O que certamente ocorre é que a metodologia de trabalho e a leitura bíblica que animam, reforçam e ,muitas vezes, orientam essas experiências, chegam às pessoas e organismos através do CEBI.
• O CEBI, a Bíblia e a Participação Popular
Aproximadamente 700 pessoas ligadas ao CEBI participam de instituições dos governos municipais, como, por exemplo, Conselhos Municipais de Educação, de Saúde, da Criança e do Adolescente e de Ação Social. 3.2. Em mais ou menos 25% dos municípios onde existem grupos do CEBI, pessoas do CEBI participam dos Conselhos de Orçamento Municipal, Conselhos de Desenvolvimento Municipal, Conselhos de Geração de Emprego e Renda.
• O CEBI, a Bíblia e a política partidária
Das 174 Sub-Regiões do CEBI existentes no Brasil, 76 participaram de campanhas eleitorais. Isso representa aproximadamente 44% delas. 58 pessoas ligadas ao CEBI já foram candidatas a cargos públicos. Das 76 Sub-Regiões que participaram em campanhas eleitorais, 38 afirmaram que constituíram grupos ecumênicos de apoio a candidatos/as.
• A Bíblia e a Economia Popular
Quando perguntados sobre sua ligação com Economia Popular, os grupos mostraram conhecer e estar envolvidos em muitas experiências concretas nas seguintes áreas: artesanato, produção coletiva de alimentos, associações de produção, produção cultural, cooperativas de compra e venda, produção de utilidades, etc. Essas iniciativas, no campo da economia popular, impulsionadas pela Bíblia e pelo CEBI, envolveram aproximadamente 3.500 famílias.
Considerando as respostas obtidas e fazendo uma projeção para todo o CEBI, podemos afirmar que, através do trabalho bíblico , foram beneficiadas, em todo o país, cerca de 7.000 famílias (aproximadamente 28.000 pessoas) no campo da economia popular.
• Considerações a respeito da pesquisa
Evidentemente que uma pesquisa com esse nível de informalidade, somadas as marcantes diferenças que existem entre as várias regiões do Brasil e, conseqüentemente, também se manifestam dentro do CEBI, conterá uma certa margem de erro. Mas, mesmo assim, nós consideramos esses resultados muito expressivos. Esse levantamento, porém, não é para nós somente motivo de admiração e comemoração. Todas essas áreas, que cobrem apenas uma parte da ação do CEBI na sociedade, apresentam-nos ainda muitos desafios.
Nosso compromisso com o Deus da Vida, leva-nos a seguir aprofundando e melhorando nossa forma de trabalhar, nossa metodologia de leitura bíblica e a nossa busca por temas sempre mais essenciais à vida do povo. Do mesmo modo, todas as nossas inserções, parcerias e relações, seja com as igrejas e com os movimentos sociais, seja com os partidos políticos e com as iniciativas de economia alternativa, precisam ser sempre reavaliadas, para que possamos, dentro delas, acolher a Palavra de Deus, perceber a presença de Jesus Ressuscitado e sentir o sopro de Vida de seu Espírito. Tudo nos diz que ainda há muito por fazer.
Nossa história
O nascimento

Certo dia, nos anos sessenta, numa comunidade pobre no interior do Brasil, um estudioso da Bíblia explicava a lei bíblica que proíbe comer carne de porco (Lv 11,7; Dt 14,8). Dizia que essa lei nasceu no deserto. Devido ao forte calor e sem sal, a carne de porco estragava, e o povo que a comesse naquela situação poderia morrer. Essa lei visava a defender a vida da comunidade.
Escutando isso, uma pessoa ali presente disse: "Então hoje, com essa mesma lei, Deus nos manda comer carne de porco!" Diante do assombro causado por essa conclusão, o agricultor, de mãos calejadas e rosto queimado pelos muitos anos de luta pela vida, explicou: "Hoje, a única carne que temos para nós e nossos filhos são os porquinhos que nós mesmos criamos. Então, se aquela lei era para defender a vida da comunidade, hoje, para defender a vida de nossas crianças e de nossa comunidade, Deus nos manda comer carne de porco!"
Assim surgia diante dos olhos daquele biblista um novo jeito de ler a Bíblia. Ele havia chegado às suas conclusões estudando geografia, história, exegese. Mas aquele homem, quase sem instrução, fez, a partir da realidade dura e pobre em que vivia e da sua luta em defesa da vida e de sua gente, uma interpretação muito mais profunda do texto. Descobriu o Espírito de Deus por trás daquelas palavras antigas e, ao mesmo tempo, trouxe esse Espírito, a defesa da vida, para o momento presente e para sua situação concreta. Dessa experiência nasceu um novo método de leitura da Bíblia, uma leitura a partir da realidade e em defesa da vida, que ficou conhecida como a "Leitura Popular da Bíblia".

Os fundadores

Para divulgar, aprimorar e capacitar pessoas no uso dessa forma nova de ler e interpretar a Bíblia (metodologia), foi fundado, em 20 de julho de 1979, o Centro de Estudos Bíblicos-CEBI. O CEBI constitui uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs, reunidos pelo propósito de captar e fortalecer esse jeito de ler a Bíblia para que, junto com Jesus, possamos orar: "Pai, eu te agradeço porque escondeste essas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado!" (Mt 11,25).
Nas fotos, da esquerda para a direita: Jether e Lucilia Ramalho, Agostinha Vieira de Mello e Carlos Mesters.
A primeira foto é de 20 de julho de 1979, durante a reunião de fundação do CEBI. A segunda é de outubro de 1999, durante a celebração dos 20 anos do CEBI, na Assembléia Nacional de Salvador.

O método
O CEBI e sua atuação: Os resultados

Hoje é possível dizer que a identidade do CEBI está diretamente ligada ao seu jeito de trabalhar com a Bíblia. O método usado é o elemento primeiro a identificar o que faz, quem é e como trabalha o CEBI. Frei Carlos popularizou o método com o triângulo hermenêutico: Realidade - Bíblia - Comunidade. Já faz mais de 20 anos que esse método está sendo difundido e hoje ele está bem arraigado, tornando-se inclusive um carisma particular do CEBI.
A experimentação desse método e a disseminação do conteúdo da releitura bíblica, a partir da aplicação do mesmo, marcaram a primeira etapa da caminhada. Isso não significa, todavia, que o método estagnou. Ao contrário, a cada etapa da caminhada, são descobertas novas facetas e novos ângulos. E a fidelidade ao método exige a permanente abertura às novidades que a luta revela. Foi, dessa maneira, que a releitura integrou, por exemplo, a análise literária da Bíblia, a análise sociológica, a leitura espiritual, a leitura orante, a leitura feminista, a leitura étnica, a leitura a partir do cotidiano, a leitura que leva em conta as relações interpessoais...
Afinal, método não é caminho? Caminho de vida, processo vivo! Simultaneamente, tanto o método quanto o conteúdo veiculado pelo CEBI vêm sendo enriquecidos por contribuições da ecologia, do bibliodrama, do ecumenismo, da leitura de gênero e por uma mais profunda compreensão dos processos de educação popular e cidadania.
Objetivos
Concretamente, O CEBI se propõe ao seguinte:
• Aprofundar e consolidar essa leitura da Bíblia que defende e promove a vida, através da inserção em comunidades eclesiais, grupos populares e movimentos sociais
• Espalhar e divulgar, entre os pobres, esse jeito comprometido de ler a Bíblia e, assim, devolver ao povo o que nasceu do povo, a Palavra de Deus, a Palavra da Bíblia
• Articular e organizar a prática da leitura orante feita dentro da realidade e da comunidade, despertando a solidariedade e a cooperação na busca de soluções para os problemas do cotidiano
• Gerar uma espiritualidade que defende todas as formas de vida, começando por aquelas que hoje estão ameaçadas
• Ajudar pessoas a se formarem e fazerem do estudo e da ciência não um instrumento de domínio, mas de serviço ao povo
• Descobrir, com a ajuda da Bíblia, a Palavra de Deus na vida do povo, a fim de se chegar a uma nova consciência de cidadania, contribuindo para criar uma sociedade mais digna, justa e sustentável.

Programas
ConTexto Gráfica
Os mecanismos de atuação da entidade são os Programas e Serviços, sob a responsabilidade do CEBI Nacional. São dois Programas e um Serviço.
Um é o Programa de Publicações. É ele o responsável pela viabilização das publicações, bem como da divulgação e distribuição do material bíblico produzido e publicado. Para facilitar este trabalho, bem como para sua própria sobrevivência financeira o CEBI mantém a ConTexto Gráfica.
O outro é o Programa de Formação. Dele fazem parte as dimensões de Estudo, Cidadania, Ecumenismo, Espiritualidade e Gênero. Veja nossos cursos e confira nossa Programação Nacional ou a Programação em seu Estado.

Escola Bíblica - CEBI-RO
O CEBI mantém ainda o Serviço de Articulação e Intercâmbio, responsável pelo diálogo e pela troca de experiências em torno da Leitura Popular da Bíblia com diversas partes de nossa casa comum, o planeta Terra. É profícuo o contato com diversos países da América Latina, com a Europa (em especial com a Alemanha, a Itália e a Holanda) e a África (Angola, Moçambique, África do Sul e Kênia).
Momento das oferendas durante celebração em uma das comunidades da Lixeira (Luanda/Angola), com quem o CEBI mantém contato.
Louvor e festa nas celebrações em Luanda/Angola enriquecem nosso jeito de ler a Bíblia

FONTE: http://www.cebi.org.br
Baixar o mesmo conteudo